Casarão Simplício Dias

Casarão Simplício Dias

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um pouco de História...



A Casa não se ergueu,nem se vantajou como um grande FEUDO,a maneira da CASA DA TORRE,do recôncavo baiano da família GARCIAD'AVILA que principalmente conquistava tratos de terras desde a Bahia até os confins da capitania do Piauí,mas amainando gados,próprios para xarqueadas,sem despresar a aquisição de terras,por concessões e compra  de sesmarias norte da província,poucas no Maranhão e quase nenhuma no Ceará.
Foi com as xarqueadas que a CASA enriqueceu e neste aspecto,é que se sobressai a pessoa de Domingos Dias que não sendo de finas letras,tinha consigo,entretanto o senso da realidade,de pouca conversa e muita ação.

A absorção pelos negócios não fez Domingos Dias esquecer o sentimento religioso de que era possuido e par lhe dar real significação,ergueu em lugar anexo á CASA GRANDE,com comunicação interna o templo dedicado a N.S.Das Graças,que ainda hoje ostenta sua imponência.começado em 1770 sua terminação só se fez em 1793 isto é vinte e cinco anos depois.

Ao morrer deixou em plena prosperidade indústria dos xarques e seus cabedais,vultuosos para a época.está sepultado na capela do S.S. Sacramento do pemplo de N.S.das Graças,a mais rica do estado.


A Casa Grande com a morte de Domingos Dias,não enfraqueceu.legando sua fortuna aos filhos do casal,únicos de seu casamento com D. Maria Gonçalves-Simplicio Dias da Silva e Raimundo Dias da Silva.


A Casa Grande de Simplicio Dias foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário